quarta-feira, 2 de novembro de 2011

A Volta de Jesus: Retomai a essência cristã!

A Paz, amados irmãos!
Queria partilhar contigo, a reflexão que brotou do meu estudo bíblico há alguns dias.

v. 37s: ” Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu espírito. Este é o maior e o primeiro mandamento.”
v.39s: “E o segundo, semelhante a este, é: ‘Amarás o teu próximo como a ti mesmo.’ (Lv 19, 18). Nesses dois mandamentos se resumem toda a Lei a os profetas.” ( do trecho Mt 22, 34-40)



Daqui a poucas semanas entraremos no tempo chamado Advento, quando somos convidados a nos preparar para a Segunda Vinda de Jesus, meditando na sua primeira vinda.
E quando sabemos que se aproxima a data de vermos alguém ou algo que amamos, começamos a antecipar este dia, pensando nele.

Não há melhor maneira de nos prepararmos para a Volta de Jesus, do que reavivando o viver da essência da nossa fé cristã.

Neste trecho do Evangelho de Mateus, a Palavra de Deus me ensina que o resumo, a essência, de toda a Lei de Deus, isto é, da Vontade de Deus é: Amar a Deus e amar ao próximo!

Esta essência permanece a mesma por XXI séculos e nunca vai mudar! E se no tempo atual, o Espírito Santo tem suscitado novas formas de promover a restauração do Seu povo, da Sua Igreja. exatamente para preparar a Volta de Jesus, obviamente Ele quer restaurar, reavivar, a busca da vivência profunda daquilo que é a essência cristã!

Muitas vezes passa desapercebido que o Evangelho apresenta este amor duplo com jeito diferente de ser vivido em cada uma de suas faces (a Deus e ao próximo).



Estou observando que o jeito de amar a Deus é: De todo o meu coração, de toda a minha alma, e de todo o meu espírito. E o jeito de amar ao próximo é: Como amo a mim mesmo.

Coração, alma, espírito, expressam a inteireza de meu ser, de minhas capacidades humanas, e “todo” é uma palavra para enfatizar ao máximo este aspecto total, integral, do amor que devo viver a Deus. Envolve a entrega máxima de mim mesmo, dedicação máxima, de toda a pessoa que sou. Se fosse possível, seria amar de modo infinito. É um amor realmente acima de todo e qualquer outro amor.

Como a mim mesmo. Como é o jeito normal das pessoas amarem a si mesmas ? Todo mundo quer ser feliz, quer ser amado, quer ser valorizado, quer ser bem tratado, quer ser reconhecido, quer ser ajudado quando precisa, quer ser do Bem, quer ser perdoado quando percebe que errou, etc.

Seja no trabalho, no estudo, na família, nas amizades, nos namoros, no casamento, no lazer, na sociedade, tudo mundo quer o seu próprio bem, e nunca o mal.

Então já tá explicado o tipo de amor que, como cristão, discípulo verdadeiro de Jesus, eu preciso amar o meu próximo! Fazer o bem a ele em todas as áreas da sua vida!

Como dizia um diretor espiritual que tive na década de 90: “Obras é que são amores”. Querer dizer: Se amo meu próximo, preciso apresentar gestos concretos de amor a ele, pois não existe amor verdadeiro que não se “encarne” nas minhas ações e atitudes.

Falta agora pontualizar:
Como vou expressar concretamente meu amor a Deus nestes dias?
Como vou manifestar em gestos meu amor ao próximo, hoje e nesta semana?

Deus nos abençoe, e nos ensine pelo Espírito a amar nestas 2 dimensões essenciais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário