terça-feira, 1 de novembro de 2011

Dia de todos os santos – Dia 1 de Novembro



Vocação à santidade.

A liturgia de hoje nos permite relembrar que a santidade é um chamado feito por Cristo a todos nós. Pertencemos a uma multidão de homens e mulheres chamados ao seguimento de Cristo que é impossível de ser contada (Apocalipse 7).

A Festa de todos os santos é a celebração de todos que já dedicaram suas vidas à vivência da caridade ao próximo, dos santos e santas que hoje recebem as honras nos altares e são patronos de nossas comunidades. É a festa de todos os cristãs que, mesmo sem terem seu nome inscrito na lista dos santos da Igreja, foram fiéis à proposta do Reino de Deus. É, também, a nossa festa, todos nós, filhos muito amados por Deus, santos desde já, embora ainda não plenamente, como nos lembra São Paulo.

O dia de hoje deve promover a renovação de nosso desejo de busca da santidade. Não uma visão de santidade romântica, longe de nossa vida. Como vemos no sermão das Bem-aventuranças, a santidade se dá no encontro com o irmão, na compaixão por suas necessidades, na promoção da paz. Buscar a realização do bem, é buscar a implantação do Reino de Deus. E, como Jesus afirma, estes são os filhos de Deus, estes são santos. Santidade, nesta perspectiva, além de dom e chamado de Deus, implica na adesão e resposta consciente pela proximidade de Jesus e o irmão.

Estes devem ser os santos que queremos nos tornar. Queremos ser santos como Deus é santo e nos mostrou na vida de Jesus. Ouvir a Jesus e promover as bem-aventuranças significa nos colocar no caminho de encontro ao Pai. Que todos os santos de Deus nos ajudem nesta caminhada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário