sábado, 1 de outubro de 2011

Santa Teresinha do Menino Jesus




"Não quero ser Santa pela metade, escolho tudo".

Francesinha, que nasceu em Aliçon 1873, e morreu no ano de 1897. Santa Terezinha não só descobriu no coração da Igreja que sua vocação era o amor, mas sabia que o seu coração - e o de todos nós - foi feito para amar.

Terezinha entrou com 15 anos no Mosteiro das Carmelitas, com a autorização do Papa e sua vida passou na humildade, simplicidade e confiança plena em Deus.

Todos os gestos e sacrifícios, do menor ao maior, oferecia a Deus, pela salvação das almas, e na intenção da Igreja.

Santa Terezinha do Menino Jesus e da Sagrada Face esteve como criança para o pai, livre igual a um brinquedo aos cuidados do Menino Jesus, e tomada pelo Espírito de amor, que a ensinou a pequena via da infância espiritual.

O mais profundo desejo do coração de Terezinha era ter sido missionária "desde a criação do mundo, até a consumação dos séculos".



Sua vida nos deixou como proposta, selada na autobiografia "História de uma alma", e como intercessora dos missionários sacerdotes e pecadores que não conheciam Jesus, continua ainda hoje, vivendo o Céu, fazendo o bem aos da terra.

Proclamada principal padroeira das missões em 1927, padroeira secundária da França em 1944, e Doutora da Igreja, que nos ensina o caminho da santidade pela humildade em 1997, na data do seu centenário, ela mesma testemunha que a primeira palavra que leu sozinha foi: " céus "; agora a última sua entrada nesta morada, pois exclamou : " meu Deus, eu vos amo...eu vos amo ".

Santa Terezinha do Menino Jesus e da Sagrada Face



Teresa de Lisieux (Alençon, 2 de janeiro de 1873 — Lisieux, 30 de Setembro de 1897) foi uma religiosa carmelita francesa e Doutora da Igreja. É conhecida como Santa Teresa do Menino Jesus e da Santa Face ou, popularmente, Santa Teresinha.

Nascida Marie Françoise Thérèse Martin (Maria Francisca Teresa Martin), era filha de Louis Martin e Zélie Guérin. Quando nasceu, era muito franzina e doente e, desde o nascimento, exigia muitos cuidados.

Infância e adolescência

Aos dois anos de idade, Teresa já tem na sua ideia seguir a vida religiosa para grande alegria da sua mãe, mas para desgosto do seu tio Isidore Guérin (seu futuro tutor sub-rogado).

Em Agosto de 1876, sua mãe toma conhecimento de que padece de câncer. Quando esta falece, seu pai muda-se com as quatro filhas para Lisieux em 1877.

A prematura morte da sua mãe, quando tinha apenas quatro anos fez com que ela se apegasse a sua irmã Pauline, que elegeu para sua "segunda mãe". A repentina entrada dessa irmã no Carmelo, fez a jovem Thérèse, adoecer. Curada pela ‘Virgem do Sorriso’, imagem da Imaculada Conceição por quem seus pais tinham afeição, tomou uma forte resolução de entrar para o Carmelo.

Entrou para ser aluna na Abadia das Beneditinas de Lisieux, e lá permaneceu por cinco anos, porém após sofrer muitas humilhações, de lá saiu e passou a receber aulas particulares.



Quase ao completar quatorze anos, no Natal de 1886, Teresa passa por uma experiência que chamou de "Noite da minha conversão". Ao voltar da missa e procurar seus presentes, percebe que seu pai se aborrece por ela apresentar comportamento infantil. A menina decide então a renunciar a infância e toma o acontecido como um sinal inspirador de força e coragem para o porvir.

Vida no Carmelo

Seis meses depois, Teresa decide que quer entrar para o Carmelo (Ordem das Carmelitas Descalças). Como a pouca idade a impede, é levada por familiares, em novembro de 1887, para uma audiência com o Papa, em Roma, para pedir a exceção, a chorar, ao Papa Leão XIII, contra a vontade do então Bispo de Lisieux. Em Abril do ano seguinte é finalmente aceita. Concedida a autorização ingressou em 9 de Abril de 1888 e tomou o nome de Thérèse de l'Enfant Jesus.

Fez sua profissão religiosa, em 8 de Setembro de 1890, e tomou o nome de Thérèse de l'Enfant Jesus et de Sainte Face, mas ficou conhecida após sua morte como Thérèse de Lisieux.




Inclinada por temperamento à calma e a tristeza, Thérèse com lindos cabelos castanhos, olhos claros e traços delicados, quando escrevia no seu diário “Oh! Sim, tudo me sorrirá aqui na terra”, atravessava uma época em que experimentava injustiças e incompreensões.





Já atingida pela tuberculose, debilitada nas forças, não rejeitava trabalho algum e continuava a “jogar para Jesus flores de pequenos sacrifícios”.

Após seis anos na ordem, em 1894, almejando o caminho da santidade, Teresa percebe que não conseguiria pelas tradicionais mortificação, disciplina e sacrifício observadas pelos santos a quem se dedica a estudar.

Inspirada nas palavras de um padre, Teresa adota a "Pequena Via", um caminho pequeno e reto para a santidade, que consiste simplesmente em se entregar ao amor de Jesus Cristo, para que Ele conduza pelo caminho.




Morreu em 30 de Setembro de 1897, com apenas 24 anos. Disse, na manhã de sua morte: “eu não me arrependo de me ter abandonado ao amor”, e na iminência de sua morte disse às religiosas que estavam à sua volta: "Farei cair uma chuva de rosas sobre o mundo!". No dia 4 de outubro de 1897, foi sepultada no cemitério de Lisieux.
Canonização



A sua irmã, Paulina, também carmelita, publicou em 1898 os escritos de Santa Teresinha, intitulados "História de uma alma".

No dia 17 de Maio de 1925, Teresinha foi canonizada pelo Papa Pio XI.

O mesmo Papa a declara Patrona Universal das Missões Católicas em 1927. O Papa João Paulo II a declara Doutora da Igreja no dia 19 de outubro de 1997.

Em carta tornada pública em 1 de outubro de 2007, o Papa Bento XVI recordou que

"Teresa de Lisieux, sem haver saído de seu Carmelo, (...) viveu à sua maneira, um autêntico espírito missionário (...) oferecendo ao mundo uma nova via espiritual lhe obteve o título de Doutora da Igreja.
Desde Pio XI até os nossos dias, os Papas não têm deixado de recordar os laços entre oração, caridade e ação na missão da Igreja."

Beatificação dos Pais


No dia 19 de outubro de 2008, Dia Mundial das Missões, em Lisieux, na basílica dedicada precisamente à sua filha, os pais de Santa Teresinha, Luís Martin e Zélia Guérin foram beatificados pela Igreja, em cerimônia presidida pelo cardeal José Saraiva Martins. Na ocasião Saraiva Martins conclamou as famílias presentes "para que imitem os dois esposos e se tornem eles próprios lares santos e missionários." Foi o segundo casal a ser beatificado pela Igreja Católica.

Novena Milagrosa das Rosas

Se você está correndo algum tipo de perigo, vivendo momento de aflição ou angústia, faça a Novena Milagrosa de Santa Terezinha das Rosas.
Diz a tradição que, após a Novena, a pessoa receberá de alguém, de uma maneira bem inesperada, uma rosa, sinal de que seu pedido será atendido pela querida e poderosa Santa Terezinha das Rosas.

Esta novena pode ser começada em qualquer dia do mês; há um grande número de amigos de Santa Terezinha que fazem a novena entre os dias 9 e 17 de cada mês.



Reze durante 9 dias:

0RAÇÃO - "Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, eu Vos agradeço todos os favores, todas as graças com que enriquecestes a alma de Vossa serva Santa Terezinha do Menino Jesus, durante os 24 anos que passou na terra e, pelos méritos de tão querida Santinha, concedei-me a graça que ardentemente Vos peço (faça o pedido da graça que deseja) - se for conforme a Vossa Santíssima vontade e para salvação de minha alma.
Ajudai minha fé e minha esperança, ó Santa Terezinha, cumprindo mais uma vez sua promessa de que ninguém Vos invocaria em vão, fazendo-me ganhar uma rosa, sinal de que alcançarei a graça pedida.

Reza-se em seguida 24 vezes: "Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, assim como era no princípio, agora e sempre, por todos os séculos e séculos, amém."
Santa Terezinha do Menino Jesus, rogai por nós.

Rezar 1 Pai-Nosso, 1 Ave Maria


Estátua e Basílica de Santa Terezinha em Lisieux, França.

ALGUMAS FOTOS DE SANTA TEREZINHA:








SANTA TEREZINHA TRABALHANDO
AO FUNDO NO CENTRO.







SANTA TEREZINHA
FAZENDO O PAPEL DE JOANA DARC.


SANTA TEREZINHA (SEGURANDO A AMPULHETA)
COM NOVIÇAS
E A TIA GUERIM SEGURANDO O MENINO JESUS.





Santa Terezinha doente




No papel de Joana darc

12 comentários:

  1. [red]que santa terezinha derrane uma chuva de rosas sobre todos nós...


    halysson

    ResponderExcluir
  2. Santa Terezinha prometeu ser nossa intercessora e que nunca deixaria seus devotos sem uma resposta....e assim se faz. Dou meu testemunho...Santa Terezinha...rogai por nós.

    Alessandra

    ResponderExcluir
  3. Administrador do Blog2 de novembro de 2011 10:13

    Muito obrigado aos dois pelas belas palavras, que Deus o abençoei sempre
    e Santa Interceda por cada um

    ResponderExcluir
  4. Nunca me canso de meditar a vida de S.Teresinha,ela é uma constante fonte de inspiração.

    ResponderExcluir
  5. Tive um sonho hoje muito diferente, sou batizada católica, mas hoje sigo mais a doutrina espirita, ás vezes tenho sonhos premonitorios, mas não sei se este é o caso.
    Sonhei que estava sendo levada de carro por um padre, julgo pela roupa e pelo crucifixo preso em sua cintura com uma cruz de madeira média, havia mais pessoa neste carro, mas não consegui ver seus rostos, chegamos era noite e vi primeiro o padre entrar na igreja iluminado pelas suas luzes amarelas, quando abriu suas grandes portas, num piscar já estavamos dentro da igreja, então a ví, tão jovem e bonita vestindo aquelas habituais roupas de Santa, ou Madre, apesar de ir a igreja desde pequena, não a reconheci, mas não era uma imagem era real ela estava lá tocando nas pessoas que comigo estavam, não eram muitas era um grupo de dez a quinze e depois que acordei me recordo de serem apenas mulheres, estavamos sentadas nos bancos da igeja e então chegou a minha vez, ajoelhei e enteguei minha mão direita, então senti um golpe de energia passar por mim, algo como um choque que me atordoou, ela susurrou algo, como, com ela aconteceu, então fui levantada e guiada até um outro espaço semi fechado, (atras dela havia aqueles box de madeira onde as pessoas se vestem, bom eu não lembro o nome) Então pude ve-la melhor, olhos e cabelos claros, um crucifixo de madeira em suas mãos e algo mais que não me recordo, então ela me disse seu nome ....Teresa de alguma coisa..., me falou muito mais que acredito não era para ser lembrado quando eu acordasse, pois é como um apagão na minha memoria essa parte, mas sinto que não foram coisa ruins,fui levada novamente até o banco onde finalmente consegui enxergar as mulheres que lá estavam, uma senhora deitada no banco de trás, algumas mais atras conversando e uma mais jovem de uns trinta e poucos anos ao meu lado, então esta e disse, - É bom se sentir assim né?!como no céu......'''Acordei e vim procurar a tal santa e acredito ter encontrado, foi um pouco dificil pois tem a Madre Teresa, a Santa Tereza dos professores, e ela me disse claramente Tereza de algo e não Terezinha , então comecei a ler e vi "Tereza do menino Jesus" ...Todas as postagens que li sobre sonhar com santos não tem nada a vre, fala pra tomar cuidado com decisões sobre casamento, rs , mas sou casada a treze anos, acho que esse não foi o proposito do sonho, se alguem puder me ajudar, agradeço.

    ResponderExcluir
  6. Senhora Ana, li e relir seu comentário, no inicio fala que foi batizada na Igreja Católica, só que não avive mais, hoje é ligada a Doutrina Espirita... Esse seu sonhe que teve com A Santa Tereza do Menino Jesus, é um aviso ou até um despertar pra você, vc iniciou sua vida cristão como Católica, na qual foi batizada pelo Espirito Santo. Só que hoje á vive em outra doutrina até podemos a chama-la de ceita, vc sabe muito bem que Religião é a Católica, pois o proprio Jesus falou a pedro, "... Sobre esta pedra edificarei a minha igreja"... esse sonho teologicamente fala pra vc ficar esperta se onde professa a Doutrina é de Deus... Santa Terezinha do Menino Jesus, ela sempre aparecia aos que estava longe de Deus e sempre Se apresentava como Tereza, espero ter explicado um pouco do queira

    ResponderExcluir
  7. quero confiar meus pedidos de a santa terezinha pois estou muito necessitada de ajuda e socorro imediato

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de externar aqui minha alegria de poder agradecer à nossa Santinha pela sinalização de que minhas preces serão atendidas. OBRIGADO MINHA SANTA TEREZINHA DE LESIEUX, por Sua intercessão junto ao Criador em prol da saúde de minha esposa.

    ResponderExcluir
  9. SANTA TEREZINHA, QUE TUA FACE SEMPRE SE COMPADEÇA DE NÓS E QUE ESTEJAMOS SEMPRE SOB VOSSA PROTEÇÃO. ME AJUDA A ALCANÇAR AS GRAÇAS QUE VOS PEÇO. QUE JESUS ,A VIRGEM MARIA JUNTO A TE NOS ABENÇÕE. AMÉM !

    ResponderExcluir
  10. Mércia Maria dos Santos9 de abril de 2012 04:02

    Sou devota de Santa Terezinha e cada vez mais tenho a certeza que ela é o instrumento vivo que Deus utiliza, para que repensemos nossas vidas e nossos propósitos na busca incessante da paz e o amor ao póximo.

    Bendita hoje e sempre Minha Querida Santa Terezinha, quesempre me ouviu e me amparou nas horas mais dificéis da minha vida. Eu te louvo e agradeço por tudo.

    ResponderExcluir
  11. Rosangela Cassisi Gonçalves Julio

    Santa Terezinha do Menino Jesus Abençoe a minha familia e interceda por todos que necessitam de mais fé, amor e compreenssão Assim seja.

    ResponderExcluir
  12. Já ganhei uma ROSA de uma pessoa inesperada, quando estava fazendo a novena! E muito emocionante!!!

    ResponderExcluir