sábado, 5 de novembro de 2011

Beleza do Matrimônio

Como comunicar a beleza do Matrimônio aos homens e as mulheres do nosso tempo?

Uma boa pergunta!Como comunicar aos homens de hoje a beleza do matrimônio? Vemos como muitos jovens casam tarde na igreja, porque têm receio do que é definitivo: aliás, adiam até o casamento civil. Hoje, o que é definitivo para muitos jovens, e também aos menos jovens, parece um vínculo contra a liberdade. E o seu primeiro desejo é a liberdade. Têm medo que no final não dê certo. Vêem muitos matrimônios fracassados e têm receio que esta forma jurídica, como eles a sentem, seja um peso exterior que extingue o amor.
É preciso fazer compreender que não se trata de um vínculo jurídico, de um peso que se realiza com o matrimônio. Ao contrário, a profundidade e a beleza estão precisamente naquilo que é definitivo. Só assim ele pode fazer amadurecer o amor e toda a sua beleza. Mas, como comunicar isto? Parece um problema comum a todos.
O testemunho de uma família é verdadeiramente mais forte do que todas as palavras. Elas apresentam antes de tudo a riqueza da experiência com o amor: o doar-se, o ajudar-se também no sofrimento, mostra a força que uma família alicerçada na vontade de Deus tem. Como é enriquecedor ver testemunhos de casais que quase chegaram ao divórcio. Mas conseguiram aprender a viver estas dificuldades juntos. Precisaram de superação nestes momentos.
Hoje precisamos perceber que a verdadeira beleza precisa também do contraste. O obscuro e o luminoso completam-se. Até as uvas, para amadurecer precisam não só do sol, mas também da chuva, não só do dia, mas também da noite.
Precisamos perceber que devemos aprender com sofrimento. Devemos suportar transcender este sofrimento. Só assim, a vida torna-se mais rica.

Deus abençoe

Nenhum comentário:

Postar um comentário