terça-feira, 2 de julho de 2013

Milagre que deve levar à canonização de João Paulo II é aprovado

Comissão de cardeais e bispos deram sinal verde para cerimônia.
Papa polonês pode virar santo até o fim do ano.

O Papa João Paulo II em 2 de maio de 2001 na Praça de São Pedro, no Vaticano (Foto: AP)

Os cardeais e bispos da Congregação para a Causa dos Santos aprovaram nesta terça-feira (2) o segundo milagre pela intercessão de João Paulo II, o que deve levar à sua proclamação como santo, informaram fontes do Vaticano.

Agora só falta o Papa Francisco promulgar o decreto pelo qual se reconhece este milagre, que abre caminho para a canonização de João Paulo II, o que poderia ocorrer em dezembro.

A data da cerimônia será fixada pelo pontífice em um conselho de cardeais.

Em 18 de junho, a comissão teológica da Congregação para a Causa dos Santos deu seu primeiro aval para este milagre, que até o momento só se sabe que foi concedido a uma mulher italiana que sofria de câncer e quer se curou de maneira inexplicável para a ciência em 1º de maio de 2011, mesmo dia da beatificação de Karol Wojtyla.
saiba mais

O milagre que levou à beatificação de João Paulo II foi realizado na freira francesa Marie Simon Pierre, que se curou de mal de Parkinson.

O caminho rumo à santidade tem várias etapas: a primeira é ser proclamado venerável servo de Deus, a segunda, beato, e a terceira, santo.

Venerável Servo de Deus é o título que se dá para uma pessoa morta que reconhecidamente viveu suas virtudes de maneira heroica.

Para que um venerável seja beatificado é necessário que tenha se produzido um milagre por sua intercessão. Enquanto que para ser canonizado é necessário um segundo milagre. Esse segundo milagre deve ocorrer após a beatificação.

Durante os funerais de João Paulo II, após 27 anos de pontificado, um dos mais longos da história, a multidão gritou "santo subito".

Bento XVI autorizou a análise de suas virtudes e de sua obra para que fosse declarado bem-aventurado.

Segundo fontes religiosas, o Papa Francisco deseja proclamar santos em uma única cerimônia João Paulo II e João XXIII, a quem considera um "modelo de santidade" por sua simplicidade e bondade, mas que surpreendeu o mundo na década de 1960 ao convocar um concílio para reformar e modernizar a Igreja.

2 comentários:

  1. Muita alegria em meu coração em saber dessa notícia, mas... nenhuma surpresa, posso assim dizer, pois já considerava o Papa João Paulo II um santo, ainda em vida. Graças sejam dadas ao Senhor Deus. Antônio, 3.7.2013 em São Paulo, SP.

    ResponderExcluir
  2. TENHO OUVIDO VÁRIAS INTERSEÇÕES DE ORAÇÃO,TESTEMUNHOS DE CURA,DOCIES DE PROVAS PRA SER SANTO,SÓ DOIS MILAGRES É DISPENSÁVEL MÍDIA , EM RESPEITO AOS SANTOS ANONIMOS QUE SEGUEM NOSSA SANTA IGREJA CATÓLICA,E ACHO QUE DEVERIA SER MAIS VALORIZADA A SANTIDADE SIMPLES,POIS JESUS nos convida a todos a ser Santos...

    ResponderExcluir