terça-feira, 4 de outubro de 2011

Dia 4 de outubro – Dia do padroeiro dos animais e da ecologia: São Francisco de Assis.

São Francisco de Assis

Comemora-se hoje o Dia de São Francisco de Assis, uma data especial para os católicos do mundo inteiro. Um dos santos mais populares da Igreja, São Francisco é considerado também o protetor dos animais.

São Francisco nasceu na cidade de Assis, na Itália. Filho de um rico comerciante, decidiu fazer voto de pobreza e se dedicou como poucos à pregação do cristianismo. Ele morreu no dia 3 de outubro de 1226 e foi sepultado no dia seguinte (4). Dois anos depois de morrer, São Francisco foi canonizado e se consagrou como o padroeiro dos animais e da ecologia.
Frases de São Francisco

“E depois que o Senhor me deu irmãos ninguém me mostrou o que eu deveria fazer, mas o Altíssimo mesmo me revelou que eu devia viver segundo a forma do santo Evangelho.”

“E se por esse motivo tiver de suportar perseguições da parte de alguém, que então o ame ainda mais por amor de Deus.”

“Onde a pobreza se une à alegria, não há cobiça nem avareza.”
Oração de São Francisco de Assis



Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.Onde houver ódio, que eu leve o amor;Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;Onde houver discórdia, que eu leve a união;Onde houver dúvida, que eu leve a fé;Onde houver erro, que eu leve a verdade;Onde houver desespero, que eu leve a esperança; Onde houver tristeza, que eu leve a alegria; Onde houver trevas, que eu leve a luz. Ó Mestre, Fazei que eu procure mais Consolar, que ser consolado; compreender, que ser compreendido; amar, que ser amado.Pois, é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado, e é morrendo que se vive para a vida eterna.

Um comentário: