domingo, 2 de outubro de 2011

Jesus Misericórdia

Me tem sindo dada a compreensão a cada dia de que somos chamados a ver Jesus pelo aspecto da Misericórdia. E desta forma, podemos compreender um pouco melhor suas atitudes. Por exemplo, há no evangelho uma situação na qual uma mãe procura a Jesus para lhe pedir que cure sua filha que estava possuída por um demônio. A esta mãe, Jesus responde que não convêm tirar o pão da boca dos filhos, para dar aos cães. Ao que a mulher responde que os cães comem das migalhas que caem da mesa dos donos.
A mulher do evangelho era pagã. Jesus estava dizendo a ela que ele havia vindo por primeiro aos filhos da casa de Israel, por isso, não convinha que ele deixasse de falar aos israelitas para falar a ela. A mulher entendeu o recado. Poderia ter continuado quieta, mas o amor de mãe a levou a insistir com Jesus: “Os cães comem das migalhas que caem da mesa dos donos.”; isso é, eu não me importo que o Senhor fale aos filhos da casa de Israel, mas sempre acaba sobrando alguma migalha que eles deixam cair e não sabem aproveitar, eu quero aproveitar estas migalhas que os israelitas não sabem ou não querem aproveitar, mas deixam desperdiçar.
Foi Jesus mesmo quem disse a Santa Faustina: “Quanto mais a pessoa confiar, tanto mais ela receberá”. (Diário 1578)
Aquela mulher estava demonstrando uma grande confiança e uma profunda humildade, além de uma perseverança sem precedentes. “É pela perseverança que sereis recompensandos”. Ao deixar-se vencer pela argumentação da mãe, pela insistência da mesma que não pede para si, mas para sua filha, Jesus age com Misericórdia. São estes gestos de Jesus que estão nas entrelinhas do evangelho e aos quais muitas vezes não prestamos atenção é que nos mostram a Misericórdia de Deus em Jesus. Lendo as Sagradas Escrituras procuremos contemplar outras cenas onde o Senhor manifesta em Jesus a Misericórdia do Pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário