segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Fé e Milagres



“Quando uma pessoa nos procura e diz que está com sede, não espera que coloquemos em seu bolso a fórmula da água. Muito menos que abramos um livro e comecemos a explicar-lhe a importância das chuvas no passado, os benefícios da umidade para a saúde do homem ou a necessidade dos nos rios no cultivo da terra. O que interessa naquele momento é matar a sede, é descobrir se existe uma fonte de água cristalina onde possa se esbaldar, abrir a boca e saciar aquele desejo ardente. Quem tem sede não quer explicações, quer uma jarra d’água, de preferência bem cheia e fresquinha. Quem precisa de um milagre só quer saber como alcançá-lo. Como obter o milagre? Como experimentar a fé que remove montanhas quando na nossa vida há tantos entulhos e barreiras a serem removidos? Isso é o que interessa. A Sagrada Escritura não é um livro de teorias, mas o caminho para a experiência. Ela nos revela onde a fonte está guardada, o segredo para sermos saciados. Assim como não se pode aproximar de uma cachoeira sem sentir seu frescor e receber seus respingos, de modo semelhante ninguém se achega aos dons da fé e dos milagres sem se contagiar de alguma maneira por eles e experimentar, na alma, algo de sua força transformadora.

A Sagrada Escritura ora compara o Espírito Santo com a água, ora o compara com o fogo. Ela quer nos fazer compreender que os carismas são uma força de vida; são também como chamas espirituais que nos mantêm espiritualmente acesos, iluminados. É a vontade de Deus que este fogo jamais se apague em nossos corações. Por meio dos ensinamentos e das orações deste livro, a Palavra de Deus vai reavivar nossa chama e se fazer vida em nós. Deus há de nos conceder a graça de também nós experimentarmos a doçura e a força dos dos espirituais. Seremos não apenas leitores, mas testemunhas de que o Senhor intervém com seu amor e sabedoria não só na vida dos outros, mas também na nossa. Não devemos, porém, ignorar que para conhecer dons tão magníficos é preciso ser humilde porque esses dons ultrapassam nossa capacidade de compreensão. É preciso vencer a descrença porque mais cedo ou mais tarde todos temos necessidade de que Deus intervenha em nossa vida. Devemos, portanto, nos achegar a esses carismas com a reta intenção de querer conhecê-los, mas sem perder a clareza de que tudo o que já sabemos e experimentamos a seu respeito ainda é muito pouco. Os que desprezam esses dons, e os que acham que já entenderam tudo que os envolve pouco sabem sobre a importância da fé e do milagre.

Há quem despreze essas manifestações do Espírito Santo por causa do medo. Essas pessoas negam a atualidade dos milagres e ficam embaraçadas diante deles porque são uma prova incontestável da existência de realidade que elas não controlam. Os milagres são manifestações desconcertantes da existência de um mundo sobrenatural. Quando Deus age pelos carismas, especialmente de cura e milagres, é como um clarão que cega, um susto em nossas respostas prontas, um choque irresistível que faz o homem descer do pedestal para se colocar de joelhos diante de seu Criador. É claro! Sempre há quem sofra com a ideia de que acontecimentos extraordinários sejam reais porque se sente inseguro ao lidar com coisas que desconhece. Alguns tentam aliviar suas preocupações cercando-se daquilo que conseguem dominar, e sobrecarregam-se de cuidados materiais, todavia nada disso lhes dá descanso. Seu mundo é o mundo das coisas que passam, daquilo que pode ser controlado, do que se pode ver e medir. Mas a fé, assim como o amor, não é algo que se possa contabilizar; por essa razão a desprezam e sofrem com o vazio que isso lhes deixa na alma.

De outro lado, estão aqueles que já sabem tudo. Nem mesmo Deus é capaz de surpreendê-los. Para eles, os milagres são apenas o capítulo de uma história que aconteceu há muito tempo. Afirmam sua fé nas obras de Jesus, mas não acreditam que se realizem ainda nos dias de hoje. E, porque não acreditam, também não experimentam. Chegam a dizer que não importa se o Senhor curou os enfermos sobre as águas. Para eles, somente o ensinamento, a teoria por trás da história, o significado dos milagres é que interessa. Mas, o homem de fé não está em busca de teoria, e sim de auxílio divino. Foi assim para as irmãs de Lázaro, para Jairo e sua filha, para os cegos, leprosos e paralíticos que foram curados por Jesus. Deus não realiza milagres para provar sua divindade ou demonstrar poder. Ele faz o que faz porque é bom. Age para fazer o bem. O sinal surge como consequência de seu maravilhoso amor pelo ser humano.

Peço a Deus que lhe conceda um coração humilde e desejoso de experimentar esses dons. O mundo em que vivemos tem imensa necessidade de homens e mulheres comprometidos com o Espírito Santo, pessoas que atuem com uma força divina, e sejam elas mesmas uma presença viva do Deus a quem tudo é possível. Essa pessoa pode ser você. Deus quer que seja . E o Espírito santo lhe mostrará como. Este livro vai apenas ajudar.

A fé e o milagre caminham juntos, e fazem um bem inestimável aos que os experimentam. São dons que abrem ao ser humano todas as portas. Jesus mesmo garante: tudo é possível a quem crê. O milagre faz crescer a fé. Mas sem fé nenhum milagre é possível. Vejamos então toda bênção e toda graça que se escondem primeiramente por trás do carisma da fé. Logo em seguida, vamos pedir ao Senhor da vida que nos abra os olhos e o coração para essa bendita realidade que a Sagrada Escritura define como dom de milagres.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário