quinta-feira, 22 de setembro de 2011

A Bíblia não é para qualquer um

Ao deparar com o título deste artigo, você provavelmente tenha ficou intrigado, curioso, talvez até incomodado, por isso resolveu ler. Pode ser que um tanto de indignação tenha tomado conta do seu interior e o levou a pensar: “Que história é essa de que a Bíblia não é para qualquer um?”. Pois é! Realmente a Sagrada Escritura não é para qualquer um!

Aquilo que é “para qualquer um”, que é comum, vale pouco, não atrai e é descartado facilmente. É só pensar naqueles enfeites de casamento que todos ganham aos montes. São feitos para todo o mundo, todos ganham, por isso duram no máximo até o próximo casamento; quando ganharemos outros idênticos ou bem parecidos. Depois disso é destino certo: lixo ou a estante da titia que tem uma coleção imensa dessas lembrancinhas de festa.

No entanto, aquilo que não é “para qualquer um”, que é único, que foi feito especialmente para nós – mesmo que de maneira simples, mas por uma pessoa especial –, marca, pode mudar as nossas vidas e ser eternizado no coração. Quem não tem saudade do bolo da vovó, feito especialmente para nós. Bolo simples, mas não um bolo qualquer, não um bolo “para qualquer um”: foi feito para nós! Só isso o torna especial e inesquecível. Ele já não existe mais, mas é só fechar os olhos que somos capazes de sentir até o cheiro dele. Ele era especial. Foi feito para nós e não para qualquer um.

Você entendeu? Não?! Então, vamos ser mais claros: a Bíblia não é para qualquer um; a Bíblia foi escrita para você!

Pode ser que até agora você tenha olhado para a Bíblia como um livro qualquer, mas é preciso entender que ela foi escrita para você, especialmente para você. Ela é uma declaração de amor d’Aquele que quis se revelar a nós, que enviou o Seu Filho para nos comunicar plenamente o desejo de se relacionar e de estabelecer amizade com cada um de nós. Deus, por meio de Sua Palavra, movido por Seu infinito amor, quer falar conosco como um amigo fala com o outro, de maneira íntima e particular.

Há hoje uma epidemia de solidão, de busca de respostas, de tentativas frustradas de entender a vida, o sofrimento, a dor, a morte. Procuramos respostas em tantas coisas, em tantas pessoas, em lugares errados, em livros de autoajuda, escritos “para todo o mundo”– como se os problemas de todas as pessoas fossem iguais – os quais, em vez de nos ajudar, muitas vezes, só pioram a situação. Não compliquemos as coisas! Nada e ninguém substitui a Palavra de Deus!

Todas as vezes em que você procura uma resposta, na verdade, você está procurando Deus. É isso mesmo! É só você parar para pensar um pouco. Quando você pergunta sobre o sofrimento, na realidade, a pergunta é sobre onde estava Deus, que o “deixou” sofrer. Quando não sabe o que fazer, que caminhos seguir, no fundo, você está perguntando: “Senhor, o que eu faço?”. O problema é que você cresceu e Deus se tornou apenas uma lembrança do passado ou Alguém que você até acredita que existe, mas que não pode se intrometer na sua vida. É ou não é assim?

Bíblia é a fonte de onde podemos colher a Palavra de Deus para nós. É a Palavra do Pai, não para qualquer um, mas para nós, Seus filhos. Pode ser que no começo não entendamos tudo, mas se nos colocarmos como uma criança, que dia após dia ouve e presta atenção ao que o Pai fala, criaremos intimidade e vamos compreendê-Lo cada vez mais. Quanto mais conhecemos a Deus e Sua Palavra, tanto mais compreendemos as nossas vidas e como a vontade do Senhor se manifesta no dia a dia.

Sempre é tempo para recomeçar! Vá lá, pegue aquela sua Bíblia cheia de poeira, com a folha amarelada de tanto tempo aberta na mesma página, naquela estante velha. Olhe para as suas milhares de páginas e diga a si mesmo: “Ela foi escrita para mim!”. Posso afirmar que todas as suas respostas estão nela, não necessariamente nessas páginas escritas por homens limitados, mas no Deus que, por intermédio da limitação do tempo e das palavras humanas, quer revelar que você não é qualquer um, que você é especial.

Ler a Bíblia é fazer uma experiência particular com Deus. É se alimentar de palavras que não passam, de verdades que nos fortalecem e nos fazem entender a nossa vida de maneira totalmente nova. É conhecer a história de tantos homens e mulheres, iguais a nós, que se tornaram especiais pelo fato de terem experimentado o Senhor. É encontrar mais do que respostas; é encontrar a Verdade: Jesus Cristo, a Palavra encarnada no meio de nós.

A Bíblia não é um livro mágico. Certamente você vai lê-la muitas vezes, por muitos anos e seus problemas não desaparecerão. A Bíblia não é um livro de autoajuda, mas de ajuda do alto! É lâmpada para os passos, luz para iluminar os caminhos de quem não desistiu de viver (cf. Sl 118,105). É uma espada, arma em tempos de guerra (cf. Ef 6,17), para os corajosos, dispostos a lutar até o fim, certos de que são amados por Deus de maneira única e particular.

Espero que você tenha entendido. A Bíblia não é para qualquer um, mas é para você, para as suas lutas, para o seu dia a dia. A Palavra de Deus foi escrita para você que cansou de tentar encontrar respostas por si só, e que agora decidiu se deixar guiar pelo Senhor. Foi escrita para você que não quer uma vida igual a tudo que se vê por aí, mas que quer a novidade que Deus Pai tem reservada para cada um de nós. Foi escrita para você que decidiu ouvir a voz do Senhor e seguir os Seus caminhos.

A Bíblia não é para qualquer um. A Bíblia foi escrita para você, só para você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário