sábado, 25 de maio de 2013

O matrimônio: consagração a Cristo



O sacramento do matrimônio coloca homem e mulher diante de Deus para um consentimento definitivo de vida. O acolhimento de um pelo outro na presença da Igreja exprime a consagração de suas vidas a Jesus Cristo, para suas próprias santificações e para a santificação da comunidade.
O Matrimônio é uma consagração original que o casal faz para viver em Cristo, e para Cristo. Mas este não se resume apenas a um ritual que acontece no altar. O matrimônio começa no altar e se desdobra sobre toda a vida dos conjuges. Por isso a graça recebida no dia do casamento precisa da colaboração dos esposos para produzir os frutos de salvação. Não basta consagrar-se a Deus é preciso consagrar-se também ao amor mútuo, à vivência deste amor em todos os momentos que a vida proporciana que se viva. Nas contrariedades, nas dores e sofrimentos permanece a graça de Deus, o sacramento: Cristo, mas preciso escolher por assumir estas dificuldades com coragem e sem desanimar, ou querer desistir do compromisso assumido diante de Deus.
Vemos como hoje em dia se acha fácil a separação, o divórcio. Isto acontece porque não se assumiu de verdade e na liberdade pessoal, o matrimônio como uma consagração a Deus. O matrimônio é uma verdadeira consagração a Deus, para o “serviço da comunhão” (Catecismo da Igreja Católica). A santificação acontece no cotidiano, nas alegrias e sofrimentos próprios da vida de casal, na educação dos filhos, na vivência com os parentes, na vida comunitária.
Cristo não nos abandona neste caminho de santificação: Ele está no meio de nós. E precisamos manter este relacionamento com Ele, pela oração diária e em família, pela leitura da Palavra de Deus e principalmente pela participação na Eucaristia, na Santa Missa. Na eucaristia o casal encontra forças em Cristo para viver a vida consagrada do matrimônio.
Convido cada casal a perserverar no amor, e contar com a graça de Deus no seu casamento. Não vos afasteis de Cristo e Ele cuidará de vós. Assuma hoje sem medo a sua consagração a Deus, no matrimônio. Uma vez consagrado nos tornamos pertença Dele, e as preocupações da vida se tornam mais leves, pois sabemos em Quem colocamos a nossa confiança. Somos de Cristo.
Faça ainda hoje este ato de retomada: diga a sua esposa(o): somos de Cristo, nosso casamento é de Cristo. Deus te abençoe com muitos frutos que você colherá desta retomada de vida.

Um comentário:

  1. Muita linda a sua mensagem. Que DEUS derrame sobre você uma chuva de benção.

    ResponderExcluir