terça-feira, 14 de maio de 2013

O Leão está a rugir…Ficai atento!

“Sede sóbrios e vigiai.” ( I Pd 5, 8 )

 
Aqui está uma ordem do Apóstolo Pedro acerca de duas atitudes que precisamos ter: Sobriedade e Vigilância.

E por que precisamos ser sóbrios e vigilantes?

O próprio Apóstolo nos responde neste mesmo versículo 8: “ Vosso adversário, o demônio, anda ao redor de vós como o leão que ruge, buscando a quem devorar.”
E aqui Pedro está desmascarando o demônio e sua artimanha em relação à nós, filhos de Deus. O demônio anda ao redor de nós como um leão que ruge!
Esta é a primeira verdade que Pedro revela à nós: a verdade de que não estamos sós; verdade de que somos “observados” por alguém que como um leão quer nos devorar ao primeiro vacilo que dermos.
A atitude de andar ao redor, é a atitude de “cercar a presa” antes do ataque. Se prestarmos atenção no comportamento dos leões antes do ataque, em muitos ou quase todos os ataques, veremos que antes dele atacar a sua presa ele a rodeia esperando assim o momento exato para o ataque.

A maneira mais comum do ataque do leão é não se expor à sua presa, mas sempre de emboscada, se disfarçando…
E estudando um pouco mais sobre leões pude descobrir algumas coisas interessantes que podemos associar à maneira na qual o demônio age conosco:
Cientistas dizem que o rugido do leão tem diversas finalidades: O leão geralmente ruge para demonstrar à outros que o território esta ocupado. Ele ruge também para demonstrar agressividade.
É isso exatamente que o demônio tenta fazer conosco em suas investidas contra nós. Ele se disfarça, se esconde e de maneira sorrateira se aproxima de nós para nos pegar, para nos fazer cair e nos matar. Pois se ele logo se mostrasse, nós rapidamente fugiríamos dele.

Você já deve ter percebido quantas vezes você se deixou levar por situações em sua vida que somente depois de cair no erro, de cair no pecado; percebeu que se tratava de uma grande tentação?!

O demônio quer fazer de nós o seu território, quer ter exatamente o domínio sobre nós, sobre o que fazemos e da maneira como agimos. E com isso se demonstra por vezes, agressivo em suas investidas sobre nós.
O interessante que descobri foi que o leão quando vai caçar animais selvagens, ele geralmente não ruge como artifício de sua caçada. Nem todos os animais selvagens se espantam ao rugir do leão, e em alguns casos ele de fato com o rugir espantaria sua presa e perderia sua refeição!
Então, por que Pedro diz que o demônio anda ao nosso redor como um leão que RUGE? Se para caçar geralmente ele não se utiliza dos seus rugidos?

Exatamente porque aqui ele utilizada de uma outra artimanha de ataque. No livro de Amós, capitulo 3, versículo 8, diz: “ O Leão ruge, quem não temerá?” Aqui, o que o demônio pretende fazer é nos pegar pelo MEDO. O sentimento de medo quando nos invade, ele nos paralisa, nos faz reféns, nos impossibilita de toda reação. Aqui, este rugir significa as várias maneiras de como o demônio consegue nos inserir o sentimento de medo.

Mais para frente trataremos deste tema, mas agora fica para nós este grande ensinamento do Apóstolo Pedro. Que sabedoria do mesmo ao comparar o demônio a um leão que ruge ao nosso arredor! Penso que ficou claro aqui neste pequeno versículo as duas maneiras na qual o demônio se utiliza para nos fazer cair.
E o Apóstolo Pedro também nos ensina não somente como age o demônio, mas como nós devemos também agir contra ele. Contra este tipo de ataque na qual ele se utiliza do cerco contra nós, aguardando uma falha para o ataque, e que utiliza do medo para nos apanhar; Pedro recomenda que sejamos sóbrios e vigilantes. Para não me estender mais, finalizarei com um versículo do livro de Tiago, na qual resume de maneira clara para nós como devemos nos comportar diante da investida do inimigo:

“Sede submissos a Deus. Resisti ao demônio, e ele fugirá para longe de vós”(Tg 4,7)

Nenhum comentário:

Postar um comentário