quarta-feira, 8 de maio de 2013

ALGUNS TIPOS DE CATOLICOS EM NOSSAS COMUNIDADES


Vejamos bem se em nossas comunidades já nos deparamos com situações semelhantes. O “católico IBGE” Porque só se descobre que é católico em questionário; O “católico INSS” Que acredita que a igreja é para os idosos; O “católico SOCIALITE” Pois só aparecem em ocasiões sociais, como casamentos, batizados, 1º Eucaristia, confirmação e enterros. O “católico DOENTE” pensei que fosse doente pela igreja, assim como alguns são doentes pelos seus “times de futebol”, mas não; é aquele que só procura a igreja quando não tem mais jeito mesmo, está nas ultimas. O “Católico FANTASTICO” Que só aparece nas comunidades aos domingos. O “católico POLITICO” Dá o ar da graça de quatro em quatro anos, faz promessas aos santos e ao povo e some. O “católico CELESTE” Porque vive olhando para o céu e não querem ouvir nem se preocupar com as coisas da terra.

O Último da lista, e o mais importante, diga-se de passagem, é o “católico CONSCIENTE” Estes se encantam em olhar a ascensão do Senhor, mas atendem ao mandamento de ir pelo mundo como testemunhas do evangelho, vivem a alegria do evangelho, levantam as mãos e dança com alegria como diz a canção, mas vivem a sua fé com os pés no chão e as mãos estendidas para o trabalho evangelizador. Quem vive sua fé somente com as mãos levantadas para o alto, com os olhos no céu, esqueceu que Jesus ajoelhou-se para lavar os pés dos amigos e nos enviou pelo mundo para testemunhar que somos seus discípulos.

Hoje um grito precisa ser dado em nossas comunidades: acordem, existe muita coisa a fazer na comunidade e neste mundo, por isso vivamos como discípulos de Jesus Cristo em toda parte. Quantos dias por mês você é católico? “A missão brota do próprio mistério de Deus, do seu amor transbordante.”

Ser Cristao no mundo de hoje É: “Ser o sal da terra e Luz do Mundo”. É Ser fiel a vocação humana – qual é a vocação do homem, Deus criou o homem a sua imagem e semelhança, para viver com ele uma relação de amizade. É Ser fiel a Jesus Cristo – todos os cristãos deve ter esse encontro pessoal com Jesus, partir dele, com ele e para ele. (DAp). Ele converteu pessoas – devo fazer o mesmo com o exemplo, etc. Ele lutou por uma sociedade justa – lado social - Jesus optou pelos pobres, lado econômico – Jesus denunciou o apego. Lado politico – pregou o serviço, bem comum. Lado cultural – Jesus falou a linguagem do povo. Lado religioso – foi judeu piedoso, condenou a religiosidade fingida, hipocrisia. É Ser Fiel à igreja – Igreja como mistério – fundada por Jesus cristo – Igreja como povo de Deus – aberta a acolher aos novos que chegam, e atentos aos sinais dos tempos. Igreja como corpo de cristo – nos inserimos pelo batismo, compromisso. Igreja apostólica – fundada na fé dos Apóstolos. Igreja profética e missionaria – anuncia, denuncia luta por justiça. Igreja santa e pecadora – feita de pessoas humanas, mas conduzida pela ação do Espirito Santo.

2 comentários:

  1. Lado politico e econômico? Teologia da libertação de novo? Ai meu Deus do céu, vão estudar história, contem os mortos pelo comunismo, entendam que o cristianismo é uma religião escatológica e não há nada de politico em Jesus ou na Igreja.

    ResponderExcluir
  2. Amigo voce fez um a otima colocação sobre como vive nossa igreja nos mundo de hoje mas eu continuo dizendo o porque que sempre teremos que nos defrontar com os nossos irmãos agindo assim.ou um dia todos serão convertido de verdade e começarão a conhecer verdadeiramente o nosso Deus que e justo e caridoso com todos sem precisarem usarem suas mascarras para poderem dizer eu sou Cristão Catolico ou como bem voce disse esta precisando chegar novos evangelizadores que não temem a nada e que dentro dos seus coração só exista a verdadeira fé em Cristo Jesus eu quero esta mudanças para que ainda mesmo em tempos dificil possa que esta passando a nossa Igreja e os nosso Pastores podemos dizer foi combatido o bom combate...Abraços

    ResponderExcluir