domingo, 10 de julho de 2011

Virar e não Arrancar

Existem acontecimentos, situações em nossas vidas que preferiríamos que não tivessem acontecido, e, cuja lembrança é o suficiente para gerar em nós uma série de sentimentos negativos. Se fosse possível, gostaríamos de arrancar estas páginas do livro da nossa vida, ou expulsar para o fundo do poço do esquecimento estas lembranças como se elas jamais tivessem acontecido.
Mas, isso não é possível. Não se pode arrancar páginas do livro da nossa vida, como ás vezes fazemos com páginas de livros de verdade, ou com páginas de alguma revista que nos atrai pela notícia ou pela foto que nela vimos. Isso acontece, pois os acontecimentos fazem parte do meu, e, por isso, eu preciso aprender a acolhê-los e a inseri-los na minha história, de modo, que eu não sofra de forma alguma à simples lembrança dos mesmos.
Integrar significa Juntar, Incorporar isso a minha realidade, reconhecer: isso faz parte de mim. Significa assumir, de maneira tranquila, serena. Faz parte de mim, mas, não manda em mim, não determina a minha maneira de ser, minha maneira de viver e de encarar a vida. Se você conseguir fazer isso, você vai conseguir ter uma qualidade de vida excepcional. Tenho percebido que a maior parte das pessoas fogem de si mesmas, brincam do faz de conta que nada aconteceu, e, por isso, não são inteiramente elas mesmas. Vivem uma fantasia, e não uma realidade. Isso me faz pensar em Jesus que sendo Deus, desceu à realidade humana, assumindo-a em si, não fazendo de conta que era humano, mas sendo 100% homem e 100% Deus.
Sua postura nos anima a buscar a mesma postura. Que Ele nos auxilie com a sua graça.

Padre Antônio Aguiar

Nenhum comentário:

Postar um comentário