sexta-feira, 15 de julho de 2011

Namoro Santo é fruto de uma vida no Espírito Santo

Para quem não sabe, a Canção Nova, lançou uma página especial, no portal para você que deseja viver este desafio em um mundo onde os valores humanos e cristãos estão sendo cada vez mais desprezados. Confere no http://www.cancaonova.com/portal/canais/especial/namorosanto/

“Acredito que o verdadeiro amor espera e a vida não é uma roleta russa onde tenho várias tentativas tipo, “a que sobrar é a melhor”. Acredito que o amor é conquista, é tempo, é sentido”, segundo o Adriano Gonçalves (@adriano_rvj).

Como disse o Papa João Paulo II: “A pessoa que não se decide a amar para sempre vai achar muito difícil amar realmente, nem que seja por um só dia”.

Conforme o Prof. Felipe Aquino (@PFelipeAquino): “O namoro é dinâmico como a própria vida das pessoas. Hoje a liberdade é enorme quando se fala desse assunto. Coisas que para a geração anterior era impensável, hoje tornou-se comum entre os jovens; por exemplo, viajar juntos sem os pais; dormirem na mesma casa, etc. Se por um lado esta liberação pode até facilitar a maturidade dos jovens namorados, não há como negar que é uma oportunidade imensa para que o relacionamento deles ultrapasse os limites de namorados e precipite a vida sexual.

O namoro é o tempo de conhecer o outro, escolher o parceiro com quem a vida será vivida até a morte, e é o tempo de crescimento a dois. Tudo isto será vivido através de um diálogo rico dos dois, pelo qual cada um vai se revelando ao outro, trocando as suas experiências e as suas riquezas interiores, e assim, começa a construção recíproca de cada um, o que continuará após o casamento. O namoro é acima de tudo o encontro de duas pessoas, capazes de pensar, refletir, cantar, sonhar, sorrir e chorar. Você não é um objeto; é uma pessoa, Um ser espiritual e psíquico.

É no encontro com o outro que a pessoa se realiza; e aqui está a beleza do namoro vivido corretamente. O namoro é esse tempo bonito de intercomunicação entre duas almas. Mas toda revelação implica num comprometimento de ambos e num engajamento de vidas. “Tu te tornas eternamente responsável por aquele que cativas”, disse o Pequeno Príncipe. Você se torna responsável por aquele que se revela a você do mais íntimo do seu ser.

Namorar é dialogar! O diálogo é mais do que uma conversa; é um encontro de almas em busca do conhecimento e do crescimento mútuo. É pelo diálogo que o casal – seja de namorados ou cônjuges – aprende a se conhecer, ajudam-se mutuamente a corrigir as suas falhas, vencem as dificuldades, cultivam o amor, se aperfeiçoam e se unem cada vez mais. Sem diálogo o casal não cresce, e o namoro não evolui, porque cada um fica trancado e isolado com os seus próprios problemas.

É no tempo do namoro que as diferenças que se encontram não são barreiras, mas riquezas. Deus também nos molda neste tempo, por isso tão importante o diálogo.

Para amar é preciso possuir-se; e para possuir-se é preciso exercitar o amor. Por isso o namoro é uma bela escola de amor. Se você quiser ser uma pessoa de pé, faça-se sempre esta pergunta: o que me faz agir assim, ou decidir assim, ou reagir daquela forma? Foram as exigências do seu corpo que falaram mais alto? Foi a sensibilidade que gritou mais alto e venceu? Foi o espírito, guiado pela inteligência, que predominou?

É claro que por nossas próprias forças não poderemos caminhar de pé. Jesus avisou que ”o espírito é forte, mas a carne é fraca”. Portanto, você precisa da força de Deus para suportar a sua natureza enfraquecida pelo pecado original”.

Fonte: Professor Felipe Aquino

A nossa força vem do Espírito Santo, por isso é importante que busquemos uma vida de oração, de intimidade com Deus para enfrentar as tentações, para vivermos um namoro casto, fundamentado nos princípios e valores cristãos. Sermos coerentes no nosso caminho de conversão, sendo testemunhas vivas do evangelho que nos transforma e nos dá vida nova.

E se você ainda está sozinho, isto é, se ainda não tenha encontrado a pessoa certa não se precipite, pois há um tempo para cada coisa. Deus sabe o tempo certo para tudo acontecer e quando ela chegar, você verá que Deus não demorou, mas caprichou.

Então namore com compromisso para que o seu casamento seja fruto deste tempo vivido intensamente com a presença do Espírito Santo que nos auxilia na busca da santidade. Qualquer relacionamento vivido na presença de Deus tende a nos amadurecer, nos fazer pessoas melhores.

Lembre-se do nosso encontro sábado às 10:30, na Rádio Rural, aprofundaremos o tema! Participação de um sacerdote para esclarecer nossas dúvidas e um jovem casal testemunhando que é possível viver um namoro cristão.

É isso aí galera! “Não percamos tempo com o imediato, mas busquemos o que é eterno!”

Maria Monique

Nenhum comentário:

Postar um comentário