domingo, 10 de julho de 2011

Como virar a página?

Quem pode nos ensinar a virar a página da vida?
Jesus. O episódio, em que Jesus vai ao encontro de Pedro, lá na praia, para onde Pedro havia ido, tentando esquecer o erro que havia cometido. Havia negado a Jesus três vezes, e, depois da ficha ter caído ficou profundamente envergonhado.
A vergonha era tanta, que ele não tinha coragem de assumir que havia negado a Jesus, por fraqueza a quem amava.
Por isso, preferira fugir, preferira voltar para o barco, pensando em retomar a vida de pescador que sempre tivera. Ora,
para Pedro era difícil virar a página. Então, o que Jesus fez? Foi ao encontro de Pedro lá na praia. Veja bem; quando eu não tenho forças, ou não sei, ou ainda não quero virar a página, Jesus vem ao meu encontro como foi ao encontro de Pedro. E ensinou a Pedro que ele devia aprender a integrar na sua vida aquela dificuldade na sua vida. A negação que fizera era um fato. Não havia como negar. Não adiantava fugir da mesma, tentando fazer de conta que não acontecera? Não. Havia acontecido.
Era a mais pura realidade. Mas quantas vezes nos é difícil assumir a realidade?
E a realidade quando é assumida, passa a ser assimilada tranquilamente e integrada na própria história. O processo que Jesus usou foi maravilhoso.
Ao ir ao encontro de Pedro a primeira coisa que ele mostrou a Pedro era que ele era amado. Apenas isso. Jesus o amava.
E, mesmo o negando, Jesus sabia que lá no fundo, bem lá no fundo Pedro o amava. E é aí que Jesus toca. Ajuda Pedro a descobrir o amor que ele sentia por Ele, perguntando a Pedro por três vezes: “Você me ama?” Três vezes, Pedro respondeu: “Senhor, tu sabes tudo. Tu sabes que eu te amo!” E desta forma, sendo amado e se assumindo amado por Jesus, Pedro vira a página retomando a Missão que lhe fora dada, agora confirmada por Cristo: “Apascenta as minhas ovelhas!” Cuida do meu rebanho.
Peçamos a Jesus, que nos visite nas praias da nossa vida, e, nos ajude a virar a página.

Padre Antônio Aguiar

Nenhum comentário:

Postar um comentário