segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Que significa ser santo?



“A santidade, a plenitude da vida cristã não consiste em realizar empreendimentos extraordinários, mas em unir-se a Cristo, em viver os seus mistérios, em fazer nossas as suas atitudes, pensamentos e comportamentos. A medida da santidade é dada pela estatura que Cristo alcança em nós, desde quando, com a força do Espírito Santo, modelamos toda a nossa vida sobre a sua.” (Papa Bento XVI, Catequese 13/04/2011)

Meus irmãos, felizmente hoje encontramos biográfias mais humanas dos santos. Antigamente quando lia a vida dos santos, considerava impossível alcançar a santidade. Pois descreviam os santos como super heróis ou pessoas insensíveis que não sentia o peso da humanidade.

Olhar para esta lado humano dos santos me ajuda a caminhar na santidade, porque vejo que é possível, mesmo nos meus limites e fraquezas, alcançam as bens aventuranças. Percebo que a vida dos santos foram cheia de lutas, quedas, provações, desânimos, desertos, espinhos na carne…

Por isso, não desisto na luta pela santidade, porque ser santo não significa fazer coisas extraordinárias, levitar, bilocar, ter extases espirituais, fazer curas e milagres. Mas em unir-se a Cristo, em viver os seus mistérios, em fazer nossas as suas atitudes, pensamentos e comportamentos. A santidade consiste em viver o amor, que é fruto da graça do Espiríto Santo que age em nosso ser.

Meus irmãos, não desistam de buscar a santidade. Sabemos que a correnteza do mundo é forte demais, nos nossos limites e fraquezas nos unamos a Jesus Cristo. Pois, quando eu me sinto fraco, é então que sou forte. (Icor.12,10b)

Forte abraço, até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário