terça-feira, 20 de abril de 2010

VOCAÇÃO SALESIANA



Cada um de nós é chamado por Deus a uma vocação pessoal. Além disso, não fomos chamados todos a viver da mesma maneira a vocação salesiana. Alguns são chamados a serem "Salesianos Clérigos", outros a serem "Salesianos Leigos" (ou Salesianos Coadjutores). Os Salesianos Clérigos são aqueles que se dedicam ao serviço dos jovens através de seu ministério sacerdotal ou como Diáconos Permanentes, ou como Padres (a palavra clérigo indica quem está se preparando para a ordenação como diácono ou padre). O Salesiano Leigo é aquele que se dedica, com a mesma vocação, a servir os jovens continuando no estado laical como irmão entre os irmãos.


"Cada um de nós é responsável pela missão comum e dela participa com a riqueza de seus dons e das características laical e sacerdotal da única vocação salesiana.


O salesiano coadjutor leva para todos os campos educativos e pastorais o valor próprio de sua laicidade, que o torna de modo específico testemunha do Reino de Deus no mundo, mais próximo dos jovens e das realidades do trabalho.


O salesiano presbítero ou diácono leva ao trabalho comum de promoção e de educação para a fé a especificidade de seu ministério, que o torna sinal de Cristo pastor, principalmente com a pregação do Evangelho e a ação sacramental. A presença significativa e complementar de salesianos clérigos e leigos na comunidade constitui um elemento essencial de sua fisionomia e completeza apostólica". (Const. 45)


O SALESIANO PRESBÍTERO OU DIÁCONO


As especificidades salesianas sacerdotais são:



  • a colocação em evidência da figura de Cristo pastor, do qual o Salesiano, como Dom Bosco, é testemunha para os jovens necessitados, especialmente na pregação do Evangelho e na administração dos sacramentos;

  • o aprofundamento do sentido eclesial de unidade e comunhão com a Igreja, particularmente com o Papa e os Bispos; a docilidade na acolhida do seu magistério, ajudando também aos jovens e fiéis a acatar os seus ensinamentos;

  • a experiência vital do ministério sacerdotal no interior e a partir do interior da comunidade local e inspetorial em complementaridade recíproca com o salesiano leigo;

  • a promoção da capacidade de discernir a vontade de Deus nos acontecimentos e pessoas a fim de preparar-se para a animação e direção espiritual, especialmente dos jovens;

  • o desenvolvimento de uma especial sensibilidade, própria do espírito salesiano, pela dimensão catequética, vocacional e mariana no exercício de seu ministério sacerdotal;

  • o crescimento na consciência de que o sacerdócio é uma dimensão específica da sua vocação salesiana, presente em todas as suas atividades, sendo ele, como Dom Bosco, padre ou diácono sempre e em todos os lugares.

  • A Congregação Salesiana conta, hoje, com 11.069 sacerdotes e 17 diáconos, que trabalham lado a lado com os Salesianos Leigos em comunidades a serviço dos jovens do mundo todos.(Fonte. CG26, 21)

O COADJUTOR SALESIANO


As especificidades do salesiano coadjutor são:



  • A resposta à vocação de batizado chamado por Deus a doar-se totalmente a Ele em Cristo, para servi-lo come ‘religioso leigo’ na Congregação salesiana.

  • A realização da missão específico de promover a educação integral cristã dos jovens, especialmente dos mais pobres, com o espírito de Dom Bosco, em comunhão com o Salesiano sacerdote, dentro de uma comunidade religiosa.

  • O viver com as características próprias da vida religiosa a sua vocação de leigo que busca o Reino de Deus cuidando das coisas temporais e orientando-as segundo Deus.

  • A realização da missão de evangelização e santificação não sacramental com a intensidade que deriva da sua consagração específica e por mandato da Igreja.

  • Hoje, a Congregação Salesiana conta com 2.317 Coadjutores Salesianos que trabalham lado a lado com os sacerdotes na comunidade, a serviço dos jovens de todo o mundo. Atuam como educadores que animam e coordenam ou dirigem obras e atividades várias da missão salesiana, como escolas, albergues, institutos técnicos, centros de promoção agrícola, centros editoriais no âmbito da imprensa, da rádio, da TV, centros de desenvolvimento social, legislativo e econômico, etc.

Os leigos podem ser salesianos? Um salesiano pode ser leigo?


Dom Bosco previu um grande exército de leigos a serviço do reino de Deus. Em 1883 falou expressamente desta idéia inovadora a 22 noviços que se preparavam para ser salesianos coadjutores.


“Vou falar-lhes de dois pontos. O primeiro, para explicar a vocês a idéia que tenho sobre Coadjutor Salesiano. Nunca tive o tempo e a ocasião de explicar-lhes bem. Vocês estão reunidos aqui para aprender a arte e a prática da religião e da santidade. Por que? Porque necessito colaboradores. Há coisas que nem os sacerdotes nem os clérigos podem fazer; mas vocês as farão.


Preciso dispor de algum de vocês e colocar em uma tipografia dizendo-lhe: ocupe-se das coisas e cuida para que tudo ande bem. E a um outro mandar em uma casa e dizer-lhe: toma conta do laboratório e dos trabalhadores e cuida para que o trabalho se realize na forma devida. Preciso de alguém a quem confiar encargos de maior responsabilidade, como a gestão do dinheiro, os despachos legais ou a representação da casa com os externos... Gente à qual se possa confiar verdadeiramente no trabalho normal da cozinha e da portaria: que providenciem o necessário para a casa de forma que não falte nada... etc.


Preciso de gente a quem confiar coisas como estas, e vocês devem ser estas pessoas. Numa palavra, vocês não devem ser somente gente que trabalha, mas que sabe dirigir. Devem ser encarregados e supervisores de outros trabalhadores, não empregados. Tudo isto, portanto, de acordo com algumas normas e dentro de precisos limites: mas todos devem inserir-se no processo diretivo como se fossem os responsáveis pelos trabalhadores. Esta é a idéia do salesiano coadjutor. E sinto a premente necessidade de ter muitos que venham e nos ajudem neste sentido.


E agora desejo falar-lhes do segundo ponto que é mais urgente, precisamente porque vocês devem ajudar-me a levar adiante com iniciativas vitais o vosso trabalho que será também muito delicado. Devem adquirir muitas virtudes. Se devem supervisionar outros, vocês devem, antes de tudo, saber dar o bom exemplo. A presença de qualquer um de vocês deve ser garantia de ordem e de moralidade e do fato que fazemos o bem. Porque se o sal perde o seu sabor...


E agora deixem-me concluir: Nolite timere, pisullus grex. Não tenham medo: vocês aumentarão em número mas sobretudo aumentem em bondade e em energia. Então serão vistos como leões invencíveis capazes de fazer um bem imenso”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário