sábado, 24 de abril de 2010

Papa conclama fiéis a lerem a Bíblia

Em sua audiência geral, realizada sempre nas quartas-feiras, como forma de catequese aos fiéis, o Papa Bento XVI, citando São Jerônimo, o grande tradutor da Bíblia no início da Igreja, conclamou os fiéis católicos ao contato com a Palavra de Deus diariamente.

“Em sua intervenção, o pontífice apresentou os ensinamentos deixados por São Jerônimo (347-419/420), um dos maiores biblistas de todos os tempos, tradutor da versão em latim das Escrituras, cuja biografia já havia ilustrado em sua anterior reunião semanal com os peregrinos.

«Enamorado» da Palavra de Deus, Jerônimo se perguntava: «Como é possível viver sem a ciência das Escrituras, através das quais se aprende a conhecer o próprio Cristo, que é a vida dos crentes?», recordou o bispo de Roma.

A Bíblia, instrumento «com o qual cada dia Deus fala aos fiéis», indicou o Papa, «converte-se dessa forma em estímulo e manancial da vida cristã para todas as situações e para toda pessoa».

O pontífice recordou que para Jerônimo «um critério metodológico fundamental na interpretação das Escrituras era a sintonia com o magistério da Igreja».

Aproximar-se dos textos bíblicos, sobretudo ao Novo Testamento, é essencial para o crente, pois «ignorar a Escritura é ignorar Cristo», explicou o Papa, recordando uma célebre frase de Jerônimo, citada pelo Concílio Vaticano II na Constituição «Dei Verbum».

«Por nós mesmos nunca podemos ler a Escritura. Encontramos muitas portas fechadas e caímos em erros. A Bíblia foi escrita pelo Povo de Deus e para o Povo de Deus, sob a inspiração do Espírito Santo», explicou Bento XVI.
«Só nesta comunhão com o Povo de Deus podemos entrar realmente com o ‘nós’ no núcleo da verdade que o próprio Deus quer nos dizer.»

«Para ele, uma autêntica interpretação da Bíblia tinha de estar sempre em harmonia com a fé da Igreja Católica», indicou.


«Dado que Jesus Cristo fundou sua Igreja sobre Pedro», segundo Jerônimo, todo cristão «deve estar em comunhão ‘com a Cátedra de são Pedro’», pois «‘eu sei que sobre esta pedra está edificada a Igreja’». Portanto, o santo declarava: «Estou com quem estiver unido à Cátedra de São Pedro».

«Ler a Escritura é conversar com Deus», explicou. E para ser mais claro, citou novamente o santo: «Se rezas – escreve a uma jovem nobre de Roma – falas com o Esposo; se lês, é Ele quem te fala».

A leitura da Escritura leva o santo a entregar-se aos demais: é necessário, diz, «vestir Cristo nos pobres, visitá-lo nos que sofrem, dar-lhe de comer nos famintos, acolhê-lo nos que não têm um teto».

A Palavra de Deus, concluiu o Papa, sintetizando a vida e os ensinamentos de Jerônimo, «indica ao homem os caminhos da vida, e lhe revela os segredos da santidade»".

Nenhum comentário:

Postar um comentário