segunda-feira, 19 de março de 2012

São José, modelo de santidade para os homens!

A Igreja hoje abre um espaço no tempo da Quaresma para celebrar uma solenidade, a festa do ultimo dos patriarcas, guardião dos maiores tesouros de Deus Pai a Virgem Maria e Jesus Salvador. São José é patrono universal da Igreja, Esposo de Maria e pai de Jesus. Ele teve a sublime missão de guardar, zelar, amar e defender a Virgem Maria e a Cristo o nosso Salvador. Neste tempo de Quaresma riquíssimo em espiritualidade é propicio meditarmos e rezarmos com este grande homem de Deus.



Nestes nossos tempos fracos e pobres em referências autenticas de homens de verdade, forjados no caráter pela justiça, temor de Deus, da castidade e paternidade responsável, cheia de ternura e força do ser masculino, São José nos é apresentado hoje como modelo para todo homem. Seus valores, virtudes e sua fé podem ser imitados por todo menino, rapaz ou homem feito que busquem a realização e fidelidade à sua vocação de ser guardião e defensor da humanidade. Os evangelhos destacam algumas qualidades do homem José:

“Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria em segredo. Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado” (cf. Mateus 1,16. 18-21.24ª).

Justo, respeitou Maria, humano, tinha medos e dúvidas, mas também um homem cheio de fé e confiança em Deus. Casto e submisso, ou seja, obediente à missão que o Senhor lhe confiou, guardar Maria e ser Pai de Jesus. Responsável, trabalhador e apaixonado pela sua família. Protegeu sua mulher e seu filho quando perseguidos.

Guarda fiel e providente

É esta a regra geral de todas as graças especiais concedidas a qualquer criatura racional: quando a providência divina escolhe alguém para uma graça particular ou estado superior, também dá à pessoa assim escolhida todos os carismas necessários para o exercício de sua missão. Isto verificou-se de forma eminente em São José, pai adotivo do Senhor Jesus Cristo e verdadeiro esposo da rainha do mundo e senhora dos anjos. Com efeito, ele foi escolhido pelo Pai eterno para ser o guarda fiel e providente dos seus maiores tesouros: o Filho de Deus e a Virgem Maria. E cumpriu com a máxima fidelidade sua missão. Eis por que o Senhor lhe disse: Servo bom e fiel! Vem participar da alegria do teu Senhor! (Mt 25,21).

Consideremos São José diante de toda a Igreja de Cristo: acaso não é ele o homem especialmente escolhido, por quem e sob cuja proteção se realizou a entrada de Cristo no mundo de modo digno e honesto? Se, portanto, toda a santa Igreja tem uma dívida para com a Virgem Mãe, por ter recebido a Cristo por meio dela, assim também, depois dela, deve a São José uma singular graça e reverência.

Ele encerra o Antigo Testamento; nele a dignidade dos patriarcas e dos profetas obtém o fruto prometido. Mas ele foi o único que realmente possuiu aquilo que a bondade divina lhes tinha prometido. E não duvidemos que a familiaridade, o respeito e a sublimíssima dignidade que Cristo lhe tributou, enquanto procedeu na terra como um filho para com seu pai, certamente também nada disso lhe negou no céu, mas antes, completou e aperfeiçoou.

Por isso, não é sem razão que o Senhor lhe declara: Vem participar da alegria do teu Senhor! Embora a alegria da felicidade eterna penetre no coração do homem, o Senhor preferiu dizer: Vem participar da alegria. Quis assim insinuar misteriosamente que a alegria não está só dentro dele, mas o envolve de todos os lados e o absorve e submerge como um abismo sem fim.

Lembrai-vos de nós, São José, e intercedei com vossas orações junto de vosso Filho adotivo; tornai-nos também propícia vossa Esposa, a santíssima Virgem, mãe daquele que vive e reina com o Pai e o Espírito Santo pelos séculos sem fim. Amém.

Dos Sermões de São Bernardino de Sena, presbítero.
(Sermo 2, de S. Ioseph: Opera 7,16. 27-30) (Séc. XV).

Deus me fez, como se eu fosse o pai do rei e me fez senhor de toda a sua casa. Para salvar a muitos povos me exaltou. O Senhor é minha força, é a razão do meu cantar, pois foi ele neste dia para mim libertação.
Cf. Gn 45,8; 50,20; Sl 104(105), 21; Sl 117(118), 14.

Oração: Deus todo-poderoso, pelas preces de São José, a quem confiastes as primícias da Igreja, concedei que ela possa levar à plenitude os mistérios da salvação. Concedei-nos ainda Senhor pela Vossa fidelidade as virtudes e qualidades de vosso querido amigo e guardião São José, para que sejamos homens mais justos e santos para nossas familias e para a humanidade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém

Um comentário: