quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

23 de Fevereiro - São Policarpo de Esmirna


Nascido na Ásia Menor,atual Turquia,por volta do ano 70,veio de uma família cristã e era Apóstolo do discípulo João Evangelista,ao qual tinha ele o habito de sentar ao pés para ouvir sua suas experiências.Conta a Sagrada Tradição que o próprio Evangelista João o tenha ordenado bispo.
O seu martírio está descrito em uma carta enviada um ano após sua morte a Igreja de Filomélio,é o mais antigo documento existente sobre os martírios cristãos.
Portanto,conta a carta,que o pró-cônsul romano Antonio Pio o tentou persuadir a negar a sua fé a fim de alcançar a liberdade,ele porem respondeu:“Eu tenho servido Cristo por 86 anos e ele nunca me fez nada de mal. Como posso blasfemar contra meu Rei que me salvou? Eu sou um cristão"!
Em 155,Policarpo é colocado na fogueira,mas milagrosamente as chamas não o queimaram, aumentando assim a ira de seus inimigos.Eles porém o apunhalaram até a morte e o queimaram em uma estaca,depois de tudo acabado seus discípulos recolheram seus ossos e sepultaram em uma sepultura decente.
Ao ser lançado na fogueira proferiu essa oração: Senhor, Deus Onipotente, Pai de Jesus Cristo, teu filho predileto e abençoado, por cujo ministério te conhecemos; Deus dos anjos e dos poderes; Deus da criação universal e de toda família dos justos que vivem em tua presença; eu te louvo porque me julgaste digno deste dia e desta hora; digno de ser contado entre teus mártires, e de compartilhar do cálice de teu Cristo, para ressuscitar á vida eterna da alma e do corpo na incorruptibilidade do Espírito Santo. Possa eu hoje ser recebido na tua presença como uma oblação preciosa e aceitável, preparada e formada por ti. Tu és fiel às tuas promessas, Deus fiel e verdadeiro. Por esta graça e por todas as coisas eu te louvo, bendigo e glorifico, em nome de Jesus Cristo, eterno e sumo sacerdote, teu filho amado. Por Ele, que está contigo, e o Espírito Santo, glória te seja agora e nos séculos vindouros. "Sede bendito para sempre, ó Senhor; que o Vosso nome adorável seja glorificado por todos os séculos". Amém!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário