segunda-feira, 11 de junho de 2012

Namorar à distância é possível?


O Dia dos Namorados ou Dia de São Valentim é uma data especial e comemorativa na qual se celebra o amor. Se o amor que você traz a uma pessoa não te realiza é sinal de que você está buscando fazer a sua vontade e não em fazer o outro feliz, o amor sempre traz alegria e vida plena ao coração, porque quando se ama nem a distância ofusca o que é de Deus.
Venho partilhar com vocês sobre o namoro a distância, um tema bem comentado na atualidade mas, que precisa ser bem vivido.

Minha namorada Francis-Layne Costa está na missão da Canção Nova no Paraguay a 5 meses ela foi remanejada no dia 12 de Janeiro de 2012, fizemos 6 meses de caminho de namoro e depois enviamos uma carta para o conselho da comunidade e nosso namoro foi liberado, ficamos 5 meses na mesma missão aqui em Cachoeira Paulista, e dia 10 celebramos 10 meses de namoro. Mas essa é uma realidade que muitos missionários vivem aqui na Canção Nova, e não é um peso é uma graça que Deus dá para nos formar e amadurecer como pessoal e como casal de namorados.

Mas o que é isso, tem contra indicação, namorar longe dá certo?
Bom posso dizer que: “o amor só se revela quando é amado com amor verdadeiro ou seja, o estar longe não pode privar ou diminuir um sentimento até porque o amor verdadeiro traz o segredo da transformação” ( Padre Jonas Abib ). A distância me fez ser mais perceptível as pequenas coisas e também me mostrou ainda mais forte que o amor tem uma lei que é “ a de tornar feliz a quem se ama”.
Santo Agostinho tem uma frase que me leva a ser intenso em tudo que faço para demonstrar meu amor pela Fran, “O amor é meu peso, para qualquer lugar que vá, é ele quem me leva” amar é ser inteiro é estar vigilante e não amargurado pela distância ou pela saudade que insiste em querer fazer morada em nós. Por isso lhe digo a saudade é seu combustível ela está aí para lhe mostrar que você ama, pois a saudade sabe como fazer o amor crescer.

Com isso não estou querendo dizer que a distância é o melhor para o relacionamento até porque quem ama sempre quer estar perto mas, quero lhe mostrar que se você não souber viver esse tempo perderá os frutos que que o estar longe por um tempo proporciona.

Nestes 5 meses que estou namorando a distância, o diálogo cresceu muito o conhecimento um do outro também até porque a verdade neste tempo é fundamental e não tem como esconder o que está sentindo. Eu já chorei de saudade conversando com a Fran no skype, a distância dói e muitas vezes machuca mas ela não é condutora de tudo em nosso relacionamento, a saudade aponta que o amor está ali latente e vivo, mas estando perto o longe a saudade sempre se fará presente.
Trago aqui uma frase que disse para a Fran quando estava com muita mas muita saudade dela: Quando o amor encontra a saudade eles partilham os sentimentos mais puros, o amor nos faz ir além ou seja, ele nos tira da superficialidade e amor sempre se atualiza, os detalhes e as pequenas coisas fazem a diferença. E neste tempo de conhecimento que é o namoro e ainda mais a distância deixo aqui mais um grande ensinamento de meu pai fundador Monsenhor Jonas Abib: “O conhecer é a base de tudo” você só vai amar aquilo que você conhece.
Aprofunde em suas partilhas e deixe Deus guia-los não tenham medo de ir além pois como o Papa Bento XVI nos ensina “O verdadeiro amor promete o infinito”

Nenhum comentário:

Postar um comentário