domingo, 20 de março de 2011

2º Domingo da Quaresma

“Ele não só destruiu a morte, como também fez brilhar a vida” (2 Tm 1,10)

A Quaresma não é tempo para nos lamentarmos de nossos erros... Nem tampouco para nos punirmospor causa de nossos pecados... É um tempo que exige de nós uma decisão. É um tempo de riscos... Tempo de voltar para o Senhor e ouvir sua voz, que nos convida a sairmos de nossa escravidão e rumarmos para a terra prometida de Luz!

“Sai da tua terra” (Gn 12,1)

Como deve ter sido difícil para Abraão... Imaginemos a cena: Em determinado dia, depois de já haver vivido muitos anos em sua terra natal – Ur – ele escuta uma voz estranha. Uma voz que não conhecia, mas que parecia ser-lhe muito íntima. Esta voz lhe dizia: sai...

“Sai da tua terra, da tua família e da casa do teu pai, e vai para a terra que eu te vou mostrar.” (Gn 12,1). Imagina a loucura? Deixar tudo o que havia sido construído durante séculos pela família? Deixar a segurança dos amigos? Deixar a terra amada? Deixar a língua falada? Deixar a cultura? Deixar TUDO pra ir atrás de uma voz desconhecida que promete um FUTURO? Porque deixar TUDO se o que se tem agora é tão bom? Porque sair da terra se não se tem certeza se haverá outra terra melhor?

Certamente Abraão foi considerado um louco. Eu também acho ele meio louco... Aliás, será que Deus conta com os sãos ou com os loucos? Segundo São Paulo, “Deus escolheu o que o mundo considera como estúpido, para assim confundir os sábios; Deus escolheu o que o mundo considera como fraco, para assim confundir o que é forte; Deus escolheu o que para o mundo é sem importância e desprezado, o que não tem nenhuma serventia, para assim mostrar a inutilidade do que é considerado importante, para que ninguém possa gloriar-se diante dele.” (1Cor 1, 27-29). Só os loucos são capazes de fazer o que Abraão fez... Mas a loucura de Abraão, diferente de toda a sensatez do mundo à sua volta, fez dele o Pai da Fé. Ele decidiu saltar no escuro, ouvir a voz de um Deus que lhe era ao mesmo tempo estranho e íntimo, e ser pai de uma nova nação – o Povo de Deus. Isso porque só os loucos é que podem ouvir a voz de Deus e sair.

“Este é o meu Filho amado, no qual eu pus todo meu agrado. Escutai-o!” (Mt 17,5)

Pedro, Tiago e João também foram meio “loucos”. Digo “meio” porque ainda lhes cabia muito da sensatez do mundo! E Jesus queria lhes revelar justamente isto! Eles estavam seguindo um Homem que já conheciam há algum tempo, mas que estava falando de cruz, dor e sofrimentos... E eles não compreendiam. Não entendiam como aquele Homem que ressuscitava mortos, curava enfermos, multiplicava pães podia falar em derrota... Pedro já o havia repreendido, mas Jesus o chamou Satanás, por não querer entender a vontade de Deus. Como aquele Homem que chamavamSenhor poderia falar em morte? Não deveria ele entrar triunfal em Jerusalém e tomar o poder? Não era essa a lógica do mundo? Não era essa a ordem natural das coisas?

Não.

Jesus tinha outros planos... A Ele cabia também um passo louco, de uma loucura infinitamente maior que a de Abraão. Para aquele Deus pediu que deixasse sua terra. A Este, o Pai pede que deixe a vida, que a entregue em sacrifício de amor pela salvação do mundo. Loucura? Sim. Certamente SIM. A loucura da Cruz...

Mas só pode abraçar a Cruz quem vislumbrou a terra prometida. O Pai hoje convida Pedro, Tiago e João a ouvir a voz da loucura do seu Filho Jesus e a saltar no escuro com Ele. Mas o escuro dEle é mais claro que o dia! A loucura de Jesus ilumina nosso mundo e nos dá a vida! Para Jesus, perder a vida é ganhar! Morrer é viver, é Ressuscitar! Por isso ele revela sua face ressuscitada aos apóstolos, transfigurando a dor da cruz em visão clara da glória que ela proporciona!

“Jesus se aproximou, tocou neles e disse: 'Levantai-vos, e não tenhais medo.'” (Mt 17,7)

A Quaresma é o teu tempo, Jovem Sentinela da Manhã! É tempo de vislumbrar uma manhã em meio à noite que nos rodeia! É tempo de saltarmos na penumbra mais clara que o meio-dia: o escuro de um Deus que nos chama a deixarmos nossa segurança – nossa sensatez humana – para nos transfigurarmos em loucos como Deus é louco! Ele nos convida a ouvirmos a voz de seu Filho e a nos transfigurar nEle!

E Ele nos diz: “Levantai-vos, e não tenhais medo.” (Mt 17,7). O mundo da sensatez da razão humana produziu o horror da guerra, da violência, da prostituição, da morte, da destruição dos bens da natureza... Este é o mundo da sensatez. O mundo que nos prostrou no pecado. Mas hoje você e eu – nós – somos tocados por Ele, que se aproxima e nos fala ao ouvido: “Levantai-vos, e não tenhais medo.” (Mt 17,7). Este é o tempo favorável da escolha. Qual será sua decisão? Permanecer caído na segurança do mundo? Que tal arriscar sair de sua terra? Que tal arriscar morrercom Ele para nEle viver? Que tal deixar-se TRANSFIGURAR nEle?

Porque somente a Ele devem ser dadas toda honra, todo louvor e toda glória, pelos séculos dos séculos. Amém!

Em Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário