terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

O que é ser Santo?

Ser um homem santo significa ser puro em todo o nosso ser. Sem dúvida, inclui ser irrepreensível em todas as questões que são visíveis aos outros: na conduta, na conversa, no modo de se vestir, nos hábitos e no estilo de vida.

A santidade é bem mais profunda, do que podemos avaliar. A verdadeira santidade é produzida no coração do homem, pelo Espírito Santo que habita em nós. Significa ser puro no interior, onde somente Deus consegue ver. Significa ter atitudes, valores, pensamentos, e motivações que sejam santos. Ser santo é ser como Jesus: “… santo, inculpável, sem macula, separado dos pecadores” (Hb 7.26).

Infelizmente, nós temos nos avaliado de acordo com os padrões do mundo e temos nos contentado em sermos relativos com as coisas espirituais. Em outras palavras, em comparação com a sociedade em geral, consideramos que estamos razoavelmente bem. Entretanto, não existe santidade “relativa”. Não dá para ter só um determinado grau de santidade. Ou nós somos santos ou não.

São Paulo queria que os coríntios fossem diligentes e exaustivos na eliminação de todo o fermento da igreja. Nas escrituras, fermento geralmente é uma figura de pecado, de algo que contamina. Não sabeis que um pouco de fermento leveda a massa toda? (1 Cor 5,6). Não se pode permitir que qualquer coisa impura venha macular a casa do Deus santo.

São Paulo enfatizou, muitas vezes, a necessidade de ter absoluta pureza moral na Igreja de Jesus Cristo, que entregou a própria vida para santificá-la. “Mas a prostituição e todo o tipo de impureza ou cobiça nem sequer sejam mencionados entre vós, como convém a santos, nem haja incidências, nem conversas tolas, nem gracejos obscenos… Pois é vergonhoso até mesmo mencionar as coisas que eles (as pessoas não regeneradas) fazem as escondidas” (Ef 5,3.4,12). O que ele está dizendo? Vocês são santos! Portanto, vivam como santos! “Não permitam que pecado algum, por menor que seja, contamine o templo de Deus”.

Sem santidade genuína e praticada, não podemos experimentar a presença da glória de Deus no nosso meio. E sem a sua presença, não temos nenhuma diferença essencial de qualquer clube ou instituição social.

“Procurai a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor, vigiando atentamente que ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus” (Hb 12,14).

Sejam Santos

Deus abençoe

Kenedy Sila

Nenhum comentário:

Postar um comentário