sábado, 15 de maio de 2010

FESTIVAL DA JUVENTUDE

Abertura

A primeira noite do festival foi demais! Os jovens das delegações inscritas participaram com todo o gás dos primeiros momentos. A acolhida da noite ficou por conta da Banda Nova Aliança, que como sempre, agitou a juventude e ajudou na integração das delegações. Em seguida, Pe. Gilberto e a Ir. Beth, responsáveis pela pastoral juvenil das inspetorias SDB e FMA, respectivamente, apresentaram os formandos e formandas Salesianos e Salesianas, que esse ano ficarão diretamente ligados à assessoria, comunicação e apoio desse Festival e também foram dados alguns avisos. Também os Inspetores salesianos do nordeste, Pe. João Carlos e Ir. Julia se fizeram presentes e deram suas boas vindas aos participantes.

Logo após, o grupo JUGMA (Juventude Guiada por Maria Auxiliadora) da Várzea apresentou uma coreografia para a música “Dai-me almas”. A apresentação caiu no gosto da multidão que estava no ginásio, todos aplaudiram com entusiasmo após seu término.

Em seguida a delegação da Escola Dom Bosco de Artes e Ofícios e a comunidade do Pré-Noviciado organizaram o momento da Oração, um dos mais especiais da noite. A juventude REZOU pela vida! Enlevados por uma mantra, composta especialmente para esse Festival, todos cantaram e fizeram suas preces ao Senhor para que marche à frente, trazendo vida em abundância para a juventude, vítima da violência.

Após esse momento, Pe. Gilberto e a Ir. Beth tomaram a palavra e deram mais alguns avisos, chamaram também os representantes das delegações para serem apresentados aos jovens e também os Salesianos e as Salesianas que deram seu Boa Noite. Aqui devemos acentuar o momento em que o Pe. Benevides falou aos jovens: toda a juventude o aclamou de pé; o padre emocionado louvou a intercessão de Nossa Senhora Auxiliadora e deu graças a Deus por aquele momento e pela recuperação de sua saúde.

Finalmente, Chegou a hora e dormir... depois dessa noite emocionante e cheia de alegria, a juventude salesiana tombou.

2º dia

MISSA

O segundo dia do Festival começou com a Santa Missa no Santuário do Sagrado Coração de Jesus - Colégio Salesiano. Foi presidida pelo Pe. João Carlos Ribeiro, inspetor e concelebrada por diversos padres salesianos; estavam presentes quase 1000 jovens. Ao longo da celebração eucarística, foi destacada a importância da mesma para o evento, que tem como principais metas a serem atingidas: a alegria, o respeito, a amizade e amais significativa, que é a oração. Em sua homilia, o inspetor, destacou alguns pontos importantes e fez perguntas aos jovens relacionadas com o tema do festival: “Família salesiana em marcha contra a violência juvenil”.

Pe. João finalizou sua homilia, destacando a importância dos jovens cristãos serem comprometidos com outros jovens; para que pelo testemunho de vida possam evitar qualquer tipo de violência. Após a comunhão, o Pe. Natale Vitali, conselheiro regional cone-sul da congregação, salesiana foi calorosamente acolhido e, ao falar à juventude, destacou a necessidade de jovens que queiram consagrassem à Deus pela salvação da juventude, sendo salesianos, salesianas ou membros da família salesiana. E finalizou dizendo: “vocês são o tesouro da nossa Inspetoria do Nordeste.”

PALESTRA

Por volta das 10:30h da manhã, contamos com a colaboração e a alegria contagiante do Pe. Fábio, SDB, que aprofundou o tema deste ano. Motivados pela frase “A juventude quer viver”, os jovens cantaram e dançaram alegremente ao som das canções “Viver e não ter a vergonha de ser feliz, e É preciso saber viver”. Na ocasião, foram apresentados números da realidade juvenil no Brasil, referente a assassinatos, desemprego e presídios. Ao encerrar com a canção Jesus Cristo, Pe. Fábio disse aos jovens: “Continuem dando a vida pela juventude e pela salvação”.

TENDAS: INOVAÇÃO QUE AGRADOU

O início da Tarde, reservado às tendas, se mostrou muito rico, sendo uma inovação da programação que agradou muito aos assessores e jovens. Cada delegação pesquisou sobre um determinado grupo da Família Salesiana e expôs em uma tenda, contando a história, a localidade e a atuação daquele grupo, mostrando que além dos SDB e FMAs, a Família Salesiana é muito rica e plural, com vários grupos de leigos, como ex-alunos, os Salesianos Cooperadores, a ADMA, dente outros. Para muitos foi momento de grande aprendizado e de compreensão sobre o carisma de Dom Bosco.

COREOGRAFIA E TEATRO

Após a experiência das tendas, os jovens ocuparam a Quadra Dom Bosco, lá foi realizado o festival de coreografia. Os jovens capricharam na dança.

Durante a noite as dependências do Teatro Boa Vista do Colégio Salesiano, ficou lotada, para o Festival de Teatro. Um número grande de delegações se inscreveu, cada uma apresentando ao seu modo o tema do Festival. Já perto da meia-noite o Festival de Teatro foi encerrado.

3º dia

MISSA DO DNJ

Com muito louvor e alegria na manhã do dia 25, deu-se início à missa do Dia Nacional da Juventude (DNJ), presidida pelo arcebispo da arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, que recebeu os cumprimentos de toda família Salesiana do Nordeste, e de toda juventude, que lotou a quadra de esportes do colégio Salesiano no Recife.

Durante a homilia, Dom Fernando reforçou sua fala do comentário inicial, mostrando-se feliz por estar ali, falou do tema do DNJ e do Festival, da sintonia destes com a campanha da fraternidade deste ano. Citou a morte do Pe. Gisley, que era assessor do Setor Juventude, e que faleceu vítima da violência, e também do Pe. Ramiro, ex-salesiano também assassinado este ano em Recife. A importância do compromisso também permeou seu discurso: “os jovens são o presente da igreja, precisam desde já cumprir seu papel evangelizador, precisam se sentir igreja e ser igreja e serem acolhidos, bem acolhidos pela comunidade. E assim então, sentindo-se responsável pela caminhada missionária e evangelizadora, possam dialogar, se sentir à vontade, se sentir em casa, com espaço que é da juventude”. Reforçou a importância de tomar atitudes concretas e externou sua preocupação com a problemática das drogas nos dias de hoje. Ao final, retomou o evangelho do dia: “Que a atitude de Bartimeu, do evangelho de hoje, nos anime a ser verdadeiro discípulo de Jesus, observe que a palavra que foi dita na ocasião: ‘Coragem, levanta-te, Jesus te chama’, e colocou que cada um de nós também possamos ouvir a este chamado e nos livremos de todos aqueles males que nos impedem de fazer a caminhada até Jesus, sem comodismo.

Ao final da celebração, Pe. Gilberto Antônio, delegado da Pastoral juvenil Salesiana e Jaime Bonfim, do Setor Juventude da Arquidiocese fizeram pronunciamentos rápidos e dois jovens da Articulação da Juventude Salesiana , Dayana de Moraes e Helton Borba presentearam o bispo com a camisa, o crachá do evento e um banner com o logotipo da AJS.


FESTIVAL DE MÚSICA

Após a celebração Eucarística, alguns comunicados foram repassados e foi iniciado o Festival de musica, apresentado por Carlos André, coordenador de Pastoral do Colégio Auxiliadora, que contou com a colaboração de Monique, da PJE. Para abrir o momento, a delegação do Dom Lustosa – Fortaleza apresentou a coreografia “Juventude unida por um Brasil melhor”, muito aplaudida. Então chegou a vez da primeira banda, Virtude Dom Bosco, da delegação da Escola Dom Bosco de Artes e Ofícios (Recife) foi muito apreciada e com um repertório de músicas populares como “Leão do norte”, “Frevo Mulher”. Segundo Maria Clara, professora de música da escola e responsável pela existência da banda, eles ensaiaram muito e ficaram eufóricos com a repercussão positiva da apresentação. A segunda Banda, denominada “Os improvisados”, veio do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora de Aracaju e adaptou músicas, como “É preciso saber viver”, para ritmos mais dançantes e populares.

Já a Banda “Ultima hora”, de Petrolina, trouxe um repertório de músicas religiosas, mas animadas. Logo após, o Maracatu “Tambores do Olorum”, apresentação trazida pelo setor juventude, entrou na quadra e contagiou todos participantes com a sonoridade dos tambores e deu um toque diferente ao momento. Ainda se apresentou a já veterana Banda Dom Bosco, do Colégio Natal- São José. Encerrando o festival, todos se aproximaram e os assessores foram chamados para entrega das lembranças de participação das delegações e foi dada a benção de Nossa Senhora Auxiliadora.

A banda Filhos da Audácia, que havia tocado na tarde do sábado, antes do festival de coreografias, deu mais “uma palhinha” e continuou a animação no espaço para quem quisesse permanecer. Mas muitos já se dirigiam às filas do refeitório ou resolveram começar a organizar usas malas para retorno.

A partir das 13h30, foi oferecido um momento de esportes para quem desejasse. Já era hora de colocar malas nos ônibus, organizar o retorno, para alguns, de mais de 12 horas de viagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário